terça-feira, 1 de março de 2011

Testes científicos em animais

Ontem assisti a um documentário impressionante no canal Odisseia com o título "O Primeiro Transplante de Cabeça". Nesse documentário contavam a história de dois cientistas da década de 60, Robert White, um americano e Demikhov, russo. Ambos experimentaram as suas teorias sobre como transplantar cérebros e cabeças, mantendo-os vivos e principalmente ativos em cães e macacos.
O professor Demikhov uniu um cachorro a um cão adulto pelo pescoço, ligando os vasos sanguíneos para que o coração do cão enviasse sangue para as duas cabeças. Este animal sobreviveu alguns dias.
O doutor White trocou a cabeça a dois macacos, conseguindo com êxito manter as cabeças vivas e reativas, no entanto, como precisou de cortar a medula óssea para separar as cabeças dos seus corpos, o macaco que sobreviveu ficou tetrapléxico.
Essas experiências são apenas exemplos, gotas num imenso oceano de testes e tentativas de criar produtos e técnicas para serem usados em humanos.
Será justo matarmos e comprometermos a vida de animais só porque NÃO SÃO RACIONAIS? Por vezes são os humanos que me parecem irracionais (Sem ofensa).

demikhovdogs.jpg
[Cachorros de Demikhov em exibição no Museu de História Médica na Letônia. Foto de Andy Gilham]

Documentário: "O Primeiro Transplante de Cabeça"
Ano:2005
Duração: 47 minutos
Diretor: Paul Copeland
País: Reino Unido

1 comentário:

  1. digam.me se nao e contra a natureza sequer pensar fazer isso com qualquer humano??
    entao porque faze-lo com animais??

    enfim

    Joana Armstrong

    ResponderEliminar