segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pesquisa alerta para risco de dormir com animal de estimação

Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Califórnia, em Davis, nos Estados Unidos, constatou que dormir com animais de estimação pode aumentar as chances de contrair doenças.

Segundo o relatório da pesquisa o hábito de dormir com cães e gatos está cada vez mais comum e há riscos associados a isso, mesmo que o hábito não seja muito frequente.

Os estudiosos dizem que o problema pode ser ainda mais grave quando ocorre com crianças ou pessoas com imunodeficiência, pois o risco de transmissão de zoonozes (doenças de animais transmissíveis ao homem) pelo contacto próximo entre animais de estimação e seus donos como partilhar a mesma cama, beijar ou lamber é real e foi documentado.

A pesquisa garante que a maioria dos cães pequenos, 41% de tamanho médio e um a cada três grandes, dormem com seus donos. Os gatos também são alvo de preocupação, porque, segundo o estudo, na maioria das vezes as doenças transmitidas pelos felinos são mais graves que as propagadas pelos cães.

A contaminação pode acontecer quando a pessoa é arranhada pelo animal, o que pode causar infecção. E, também, por meio de parasitas encontrados no pêlo do animal como pulgas. O maior problema é que, principalmente, durante o sono o dono não tem controle do contato do animal com áreas de seu corpo que podem ser a entrada mais fácil para os parasitas, como ferimentos. Mesmo que o animal viva em uma área aparentemente limpa, ele sempre tem contato com elementos nocivos aos seres humanos.

Por isso, é importante cuidado com o tratamento dado aos animais de estimação. Por mais companheiros e amigos que eles possam ser não podem ser tratados como seres humanos, porque essa atitude pode colocar em risco a sua saúde e de sua família.

Fonte:Pernambuco (Jornal do Brasil)

2 comentários:

  1. esse estudo não abrange os animais devidamente desparasitados e vacinados? -..-

    ResponderEliminar
  2. É obvio que quem dorme ou tem um animal em casa tem o cuidado de o vacinar, desparasitar correctamente e o manter limpo!! Se não o fazem ai o problema não é dormirem ou terem o animal em casa.. é não terem o minimo de noção das coisas! Artigos como este só causam mais abandono por parte dos fracos de espirito...

    ResponderEliminar